Conheça o interior do primeiro A321LR

Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras

A Airbus entregou oficialmente o primeiro Airbus A321LR comercial para o cliente de lançamento mundial, a ARKIA Airlines. O A321LR é o mais novo, maior e mais pesado membro da família A320, e pode acomodar até 240 passageiros - tendo a capacidade de voar mais de 4.000 milhas náuticas sem escalas (com base numa configuração de 206 lugares). A aeronave da Arkia está equipada com 220 assentos, o que significa que sua autonomia é de aproximadamente 3.500 milhas náuticas.

O novo avião está equipado com motores LEAP-1A da CFM International, que são muito mais silenciosos (dentro e fora da cabine) do que os motores da geração anterior.

Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras

A família Nakash (proprietários da Arkia) disse que estava satisfeita por "não seguir a tendência" de cores predominantemente brancos / cinza / azul-marinho, e em vez disso queria que a aeronave usasse cores vibrantes, brilhantes e dinâmicas.

A pequena companhia aérea israelita é o cliente de lançamento mundial de um avião que, segundo a Airbus, vai "revolucionar" as viagens de longo curso, dada sua eficiência. O A321LR é a variante de longo alcance do A321neo.

A Arkia irá utilizar esta aeronave nas rotas europeias, que ainda serão confirmadas. Depois da entrada ao serviço dos outros três A321LR da Arkia (actualmente encomendados) é intenção da companhia colocar este aviões nas rotas mais distantes à partida de Telavive.

 Em termos de conectividade - o 'white hump' visível na parte traseira da fuselagem é uma antena WiFi. O A321LR da Arkia está equipado com ligação à internet a bordo fornecida e alimentada pela Panasonic.

Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras

No interior, a aeronave é composta por 220 assentos, numa configuração de 3 a 3 - estofados em couro marrom e bege, com cabeceiras da cor Arkia.

Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras

Durante o processo de design da cabine, a Arkia optou pelo conforto em detrimento do que "todas as outras companhias aéreas estão a fazer". Hoje, os assentos em muitos aviões de corredor único são tão finos (eles são mais leves) que podem assemelhar-se a uma tábua de passar. No entanto, no A321LR da Arkia, os assentos de couro são muito bem acolchoados e seriam mais do que confortáveis ​​para rotas de médio / longo curso.

Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras

Numa era 'traga seu próprio dispositivo' - a Arkia respondeu ao aumento da procura dos passageiros que usam smartphones, portáteis, tablets, etc, incorporando uma tomada, porta USB e um suporte dedicado 'traga seu próprio dispositivo' em cada encosto do banco.

Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras

Um interior que integra os dispositivos dos passageiros dentro do design do banco é um conceito moderno, e é óptimo ver uma companhia tão pequena como a Arkia (que nunca operou um Airbus antes) introduzir isto na cabine. Além disso, os passageiros ligados ao WiFi a bordo do Arkia têm a oportunidade de transmitir conteúdo de entretenimento a bordo em seus próprios dispositivos

Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras

A aeronave está equipada com iluminação ambiente, que complementa as cores do interior da cabine e ajuda a reduzir o jet lag.

Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras

A fila 28 é o novo assento de primeira linha de saída deste avião, com uma nova sessão traseira - com uma configuração de porta de saída 'Airbus Cabin Flex' (ACF), a fim de maximizar o espaço da cabine.

Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras

Na retaguarda, a última fila da cabina está equipada com um carril de cortina - uma vez que estes bancos podem ser utilizados pelos tripulantes de cabina, para períodos de descanso. Mais uma boa notícia sobre este modelo - os lavatórios escolhidos pela companhia aérea são de tamanho normal, e não os novos WC´s muito apertados disponíveis como opção nas aeronaves da família A320neo, e os aviões 737 MAX também.

Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras
Na galley traseira - o couro marrom continua, mesmo em jumpseats de tripulantes de cabine.
Foto: Alex Macheras
Foto: Alex Macheras

Vestindo a icônica máscara de bandido da Airbus (ou óculos de sol, seja qual for a sua preferência) - o primeiro A321LR da Arkia é um marco significativo para a pequena companhia, mas também para a Airbus. Este avião espera garantir uma posição no mercado como um "MoM" - um avião do "meio do mercado", uma aeronave que pode operar rotas de longo alcance de maneira eficiente.


Texto original: Alex Macheras - Analista de Aviação